Teorias e Práticas do Desenvolvimento Sustentável
contextualização e objectivos da unidade curricular

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Pretende-se que os estudantes adquiram:
- uma clara compreensão das questões colocadas pelo desafio da sustentabilidade;
- uma capacidade de discutir criticamente os limites e as potencialidades de diversas
abordagens à sustentabilidade (por exemplo, sustentabilidade forte vs. fraca; eficiência
vs. resiliência)
- uma compreensão dos trade offs e complementaridades entre as diversas dimensões
da sustentabilidade (económica, ambiental e social), em geral e em casos concretos;
- uma capacidade de discussão crítica dos critérios de decisão em matéria de sustentabilidade;
- consciência clara dos desafios institucionais à implementação do desenvolvimento
sustentável como princípio organizador das decisões públicas, empresariais, territoriais
e de consumo, bem como das metodologias disponíveis para lidar com estes desafios.

Conteúdos programáticos:
1. O que é desenvolvimento sustentável? Escala e sustentabilidade de uma economia.
Instituições, políticas públicas e pegada ecológica. Desenvolvimento como liberdade. Dilema do crescimento.
2. Abordagens da sustentabilidade. Eficiência e sustentabilidade. Substituição de capital natural por capital artificial. Decoupling e seus mitos.
3. Dimensões da sustentabilidade: económica, ambiental e social. Conflitos e complementaridades entre dimensões.
4. Critérios de decisão em matéria de sustentabilidade. Falha de mercado, intervenção pública e métodos de decisão: análises de impacte, custo-benefício e multi-critério.Risco e incerteza.
5. Ecossistemas e bem-estar humano. Sustentabilidade e serviços dos ecossistemas. Produção, valoração e valorização dos serviços.
6. Integração do desenvolvimento sustentável (DS) nas políticas públicas e privadas. Governance do DS no longo prazo; sua integração nas políticas sectoriais, gestão
dos territórios e empresas e decisões dos consumidores.