Economia, Regulação e Mercados
contextualização e objectivos da unidade curricular

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

O objetivo desta UC consiste em aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os fundamentos e ferramentas da abordagem económica das interações entre o sistema ambiental e o sistema económico, e capacitá-los para compreender as potencialidades e as limitações da economia do ambiente e da regulação de mercados.

Assim, esta UC pretende que os estudantes:

- adquiram a capacidade de integrar a abordagem económica com outras abordagens para a identificação,formulação, análise e resolução/mitigação de problemas ambientais;
- desenvolvam competências para: a) identificar as causas económicas dos problemas ambientais; b) conceber, aplicar e avaliar instrumentos de política de ambiente; c) analisar e desenvolver mecanismos para a regulação de mercados;
- desenvolvam competências para serem autónomos na pesquisa e análise de informação;
- tenham contacto com temas e trabalhos de investigação na fronteira do conhecimento no domínio da economia do ambiente e da regulação de mercados.

Conteúdos programáticos:
Os conteúdos programáticos incluirão os seguintes tópicos:
- A Economia, o ambiente e as alterações climáticas;
- O funcionamento dos mercados: equilíbrio e eficiência;
- Falhas de mercado e a necessidade de políticas públicas e de regulação de mercados;
- Instrumentos de política de ambiente;
- Avaliação custo-benefício;
- Avaliação de sustentabilidade.
Esta unidade curricular poderá ter um conteúdo variável em alguns dos módulos, em função da formação de base dos estudantes e dos seus interesses de investigação.
Em cada ano procurar-se-á convidar um ou dois investigadores de outras instituições de I&D, nacionais e/ou internacionais, ou destacados atores na área, que apresentarão novos tópicos de investigação e/ou discutirão o potencial contributo da abordagem da UC para a resolução de problemas e o desenho de políticas públicas na área do PDACPDS.