Seminário sobre Energia e Alterações Climáticas
contextualização e objectivos da unidade curricular

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Tem-se por objectivo que os alunos compreendam a relação intrínseca entre energia e alterações climáticas, nas vertentes tecnológica, económica e ambiental, por forma a poderem vir a analisar, avaliar e decidir no contexto da energia e alterações climáticas.
Os alunos devem adquirir conhecimento e aptidões nos domínios das energias renováveis vs fósseis; da eficiência energética, e outras opções de mitigação climática. Pretende-se que os alunos adquirem conhecimento da perspectiva da política pública, nomeadamente sobre instrumentos de mitigação como o comércio europeu de licenças de emissão, bem como da perspectiva das empresas, como as estratégias climáticas empresariais, pegada de carbono de produtos em mercados de mitigação voluntária, mercados voluntários de carbono.
Espera-se que os alunos apreendam a abordagem da análise de sistemas, por forma a abarcarem as interrelações entre as várias componentes do sistema energético e as suas implicações nas alterações climáticas.

Conteúdos programáticos:

Os conteúdos programáticos incluem os seguintes temas:
i) conceitos e cálculos fundamentais em energia e emissões de gases com efeito de estufa;
ii) modelação de sistemas energéticos e sua relação com as emissões de gases com efeito de estufa: ferramentas de projeção e análise das drivers de projeção de energia, consideração da incerteza;
iii) energias renováveis: estado da arte das tecnologias de conversão (mercado e I&D), recursos endógenos, preços do recurso e curvas de aprendizagem das tecnologias;
iv) eficiência energética, potencial tecnológico e factores condicionantes; quadro regulamentar na Europa.
v) mitigação climática: opções tecnológicas e critérios de decisão; quadro regulamentar na Europa (o Pacote Energia-Clima)
vi) Mecanismos de promoção de economias de baixo carbono: mercado de licenças de emissão; estratégias climáticas empresariais: pegada de carbono de produtos em mercados de mitigação voluntária, mercados voluntários de carbono.