Sistemas Terrestres e Oceânicos
contextualização e objectivos da unidade curricular

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Este curso pretende dar uma visão panorâmica da dinâmica planetária e identificar os princípios de uma gestão responsável e sustentável do ambiente no futuro. Descreve-se de forma integrada o sistema do planeta e os seus principais fluxos de energia e recursos. Aborda-se a evolução da vida e discute-se o impacto do homem sobre o ambiente. É dada uma ênfase especial aos recursos hídricos,nomeadamente no que se refere ao ciclo urbano da água, oceanos, solos, ecossistemas e biodiversidade. Faz-se uma análise da contribuição da ciência e da tecnologia na transição para a sustentabilidade.

Conteúdos programáticos:
O Sistema Terrestre: O sistema terrestre. Os ciclos de energia e de matéria.
Ecossistemas e biodiversidade: Estrutura, composição e funcionamento dos diversos tipos de ecossistemas terrestres. Trocas de matéria e energia. Estruturas tróficas e pirâmides ecológicas. Biodiversidade.
O ciclo da água: O ciclo da água. Os usos da água e as pressões sobre o meio hídrico. Os desafios do milénio e o uso sustentável da água. Impactos das alterações climáticas no ciclo hidrológico. O ciclo urbano da água.

Solos e desertificação: O ciclo das rochas. Processos de alteração físicos e químicos. Erosão e transporte de sedimentos. Conservação do solo. Poluição difusa e contaminação dos solos e da água.

O Sistema Oceânico: Os mares e oceanos do planeta e as suas principais características. Factores forçadores da circulação marítima. O balanço de carbono nos oceanos. O fenómeno de afloramento. Ecossistemas marítimos e os recursos piscícolas. Marés e agitação marítima. Erosão e protecção costeira.