Alumni M. Baiém Fandé lança livro “(DIS)SABORES”

07 Setembro 2025

No dia 6 de Setembro foi apresentado o novo livro de Morto Baiém Fandé pelo Prof. Jorge Otinta da Faculdade de Letras da UPorto e pela Profª Luisa Schmidt do ICS-ULisboa, numa sessão muito concorrida no SOHO CLUB, em Lisboa.

  1. B. Fandé foi aluno da 6ª edição do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (PDACPDS) em 2014-15 e defendeu, em 2020, a sua tese de doutoramento intitulada “Alterações Climáticas e Comunidades Costeiras: avaliação de risco e adaptação à erosão e inundação costeira em cenários de elevação do nível do mar na Guiné-Bissau”, sob a orientação dos Profs. Filipe Duarte Santos e Gil Penha-Lopes.

Actualmente M. B. Fandé vive na Guiné Bissau, sua terra natal, onde é Coordenador do Projeto Conectividade Ecológica, no Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP) e também docente na Universidade Amílcar Cabral. Um caso de sucesso, portanto, entre tantos outros dos alumni do PDACPDS.

O autor é um exímio contador das histórias que reúne neste livro, que constituem relatos do quotidiano da sociedade guineense apontando simultaneamente para aquilo que lhe é tradicional e para o que está em mudança, mostrando que é possível transportar para o mundo contemporâneo direitos e valores cívicos, sem que isso signifique destruir o sentido das tradições. Tradições essas que, em todas as sociedades, foram sempre sendo transformadas. M. Baiém Fandé sublinha a necessidade de muitos desses processos transformativos de uma maneira hábil e criativa, destacando a importância do estatuto das mulheres às quais dedica uma parte importante das suas narrativas. 

Numa sala cheia onde pontuaram colegas, amigos, familiares e também professores como o Prof. Filipe Duarte Santos, fizeram-se elogios e bateram-se muitas palmas.