Sociologia do Ambiente e da Comunicação

18 Agosto 2025

O objetivo da Unidade Curricular Sociologia do Ambiente e Comunicação é compreender as dimensões sociais das alterações climáticas e, muito especificamente, as de carácter comunicacional, assumindo que é através destas que se gera o nível de interação que projeta politicamente o problema ambiental das alterações climáticas. Destacam-se tópicos como a perceção e gestão do problema; a construção do conhecimento científico e comum; a participação pública e processos de decisão em contextos de urgência e complexidade. A Unidade curricular tem como objetivos:

(a) Expor de forma aprofundada e crítica o processo de emergência e desenvolvimento do campo disciplinar da Sociologia do Ambiente, sua história e caracterização – alertando para o papel das ciências sociais e seu capital histórico na compreensão das questões ambientais, na medida em que são problemas gerados pelas sociedades e que só integrando o conhecimento das Ciências Sociais poderão ser assumidos e resolvidos;

(b) Aprofundar o campo específico de intersecção entre Sociologia do Ambiente e Sociologia da Comunicação – uma vez que os processos comunicacionais assumem uma dimensão estratégica tanto na construção do saber ambiental, como na construção das preocupações públicas e políticas;

(c) Desenvolver, por referência a vários aspetos das Alterações Climáticas, as problemáticas específicas do conhecimento científico e comum; a perceção do problema e seus efeitos nos comportamentos; as implicações sociais e territoriais do problema; as novas condições de aplicação de políticas públicas com incidência nas diversas escalas territoriais e considerando as questões da participação social.