O Programa

O Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável decorre em três anos lectivos, extensível a quatro, no qual os estudantes devem obter 180 ECTS (créditos). O plano de estudos inclui:

– 1º ano escolar, com um conjunto de Unidades Curriculares que deve ser completado com aproveitamento (60 ECTS);

– 2º e 3º anos letivos, dedicados à atividade de investigação científica integrada em uma das unidades de investigação das Escolas associadas, com vista à elaboração da tese no ramo de conhecimento ou da especialidade escolhida pelo estudante (120 ECTS).

O ano escolar decorre em horário pós-laboral, às sextas-feiras das 14h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00, e em formato presencial. O ano escolar fornece os fundamentos científicos, a oportunidade para reflexão informada e as ferramentas analíticas necessárias à investigação a prosseguir nos anos seguintes. A inscrição no 1º ano deve ser feita na Escola em que decorre o ano escolar (ICS). Uma vez finalizado, com aproveitamento a todas as disciplinas, o/a estudante, com a ajuda de um/a tutor/a, identifica a área e o tópico de investigação que pretende prosseguir, bem como o/a orientador/a que deve ser um/a Professor/a de qualquer das sete Escolas associadas do programa de doutoramento. Pode também adicionar um/a co-orientador/a que poderá ser das sete Escolas do PDACPDS ou de outra Escola nacional ou estrangeira. A inscrição a partir do 2º ano é feita na escola do Orientador/a, onde irá desenvolver os trabalhos de investigação e onde irá defender a tese com vista à obtenção do grau de Doutor/a.

O/A estudante obtém o grau de Doutor/a em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, em uma das seguintes especialidades: Ciências do Ambiente, Sociologia, Filosofia, Engenharia do Ambiente, Geografia e Planeamento, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Sistemas Sustentáveis de Energia.

 

CONSULTE AQUI O PLANO DE ESTUDOS

 

COORDENAÇÃO E COMISSÃO CIENTÍFICA

José Gomes André, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
José Manuel Lima Santos, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.
José Saldanha Matos, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.
Júlia Seixas, Coordenadora, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa.
Luísa Schmidt, vice-coordenadora, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.
Maria José Roxo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.
Pedro Matos Soares, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

 

INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTOS E DOCUMENTOS OFICIAIS

ACREDITAÇÃO PELA A3ES

 

CANDIDATURAS

Estarão abertas em março. Volte a visitar-nos para informação específica.

  • Propinas
    1.º ano – 2750 €
    2.º e 3.º anos – valor depende da escola escolhida para desenvolver a tese.