João Mourato é investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação incide sobre a dinâmica de evolução do Ordenamento do Território, enquanto política pública, em Portugal. Em particular, analisa processos de aprendizagem e lógicas de adaptação institucional face a um quadro jurídico, regulamentar e político em mutação.
Licenciado em Arquitectura/Gestão Urbanística pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Doutorado em Town Planning pela Bartlett School of Planning, University College London com uma dissertação sobre o impacto do processo de Europeização na elaboração do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT).
Participou em diversos projetos sobre as perspetivas de desenvolvimento e coesão territorial da União Europeia, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Observatório em Rede do Ordenamento do Território Europeu (ESPON). Foi, sobre este mesmo tema, consultor da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU – CEMAT/UNECE).